segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Meu Bairro, Minha Rua




Ressalto ser um fato verídico, o que narrei a seguir.
Sou morador há vinte e três anos da Rua Miguel Kunifas, bairro Dom Bosco, cidade de Itajaí, na Santa e Bela Catarina.
Em novembro de dois mil e oito, fomos surpreendidos por fortes chuvas que, por conseguinte, ocasionaram danos enormes.
Os principais rios que cortam nosso município, Itajaí Mirim e Itajaí-Açu transbordaram, causando alagamento em noventa por cento de nossa cidade.
Nosso bairro sofreu com o transbordamento do Itajaí Mirim. Foram cinco dias de desespero e preocupação.
Em minha residência a água chegou Domingo às dezoito horas, do dia vinte e três de novembro. Já tinha água no leito da estrada, mas, minha casa fica a um metro acima, com isso, só chegando a alagar perto da meia-noite. O ponto máximo da enchente, dentro de minha residência foi de sessenta e sete centímetros. Como moro em um sobrado, coloquei grande parte dos móveis no andar superior. Mesmo assim, tive algumas perdas reparáveis.
Ainda no dia vinte e três, às dezenove horas, já tivemos falta de energia. Perto das vinte e três horas, já não mais dispomos de água encanada e descarga nos sanitários.
Uma verdadeira operação de guerra foi feita através dos órgãos públicos (prefeitura, defesa civil e ONG's não governamentais) para dar assistência as pessoas que necessitassem, pois, era grande o número de desabrigados.
A cidade ficou navegável em quase toda a sua extensão por lanchas de vários tamanhos, botes e jet-skis. Também, era grande o número de helicópteros sobrevoando o espaço aéreo, fazendo resgates diuturnamente.
É numa situação destas, que a gente sente na pele a dificuldade de muitas famílias por este Brasil afora. Gente que não possui água encanada, esgoto sanitário e às vezes não tem o mínimo de alimento para se sustentar.
Bem, a enchente passou. E o povo da minha cidade, da minha rua, mostrou a força que tem. Da enchente, restou apenas lembrança em nossa memória.
Em toda extensão da rua, nas calçadas, era grande o número de móveis e utensílios jogados. Mas, em um esforço coletivo e, em conjunto com a Prefeitura, foi levado para um local adequado e incinerado.
A Praça Jacob Ardigo está muito linda em toda sua extensão, onde podemos caminhar ou descansar em seus bancos.
O Parque Dom Bosco, que dá assistência a crianças e adolescentes, em menos de uma semana, pós-enchente, já estava funcionando, graças ao esforço de todos.
Para mim, que resido na Miguel Kunifas, ter vizinhos solidários sempre prontos para ajudar uns aos outros independente de qualquer situação, foi mais que um benefício, mas, uma lição de vida.
Recebemos ajuda de várias partes do país, num esforço grande, para amenizar a dor do povo catarinense, ao qual, coloco aqui, nosso agradecimento.
Pretendo pedir a Deus, saúde, para viver nesta rua que para mim é uma extensão do céu.

Autoria: José Wilmar Pereira - Editora: CBJE

Nenhum comentário:

Postar um comentário